top of page
IMG_6410.jpg

APÊ OFICINA

Status: Concluído

Projeto:  Agosto 2019 - Janeiro 2020

Obra: Fevereiro 2020 - Julho 2020

Local: Asa Sul, Brasília - DF

Autores: André Oliveira, Manuela Galvão, Rodrigo Gimenes

Fotos e vídeo: Bernardo Moreira e Atrhur Andrade

Colaboradora: Ludmilla Bottecchia

Obra: Salar Construtora

Marcenaria e Serralheria: Caminho Oficina

Marmoraria: Claramar

Arranjos florais: Atelier Giardini

apê_oficina_-_logo_-_roda_bike-fundo_tr

O cliente do Apê Oficina chegou até nós com demandas bem diferentes do comum e muito interessantes. Ele é apaixonado por pedalar e tem uma verdadeira oficina na sua casa para trabalhar na sua coleção de bicicletas. Com um estilo de vida descomplicado, o Fábio queria um espaço em que pudesse trabalhar na oficina e socializar com os amigos ao mesmo tempo, para isso, um dos três quartos do apartamento foi integrado à sala para criar esse ambiente que é o ponto central do projeto. Além disso, a demanda era melhorar a cozinha, área de serviço e, aonde se tinha apenas um banheiro social (escuro e mal aproveitado), deveríamos propor dois banheiros, um social e o outro, uma suíte para um dos quartos.

Todos os elementos sugeridos em projetos seguiram uma mesma linha: a simplicidade, luz e materiais naturais. O famoso "menos é mais" foi bastante explorado. O mais importante aqui é a funcionalidade, buscando sempre a sensação de amplitude, sobriedade e modernidade. Investigamos os conceitos por trás do minimalismo e o que essa filosofia poderia agregar na estética desse apartamento para destacarmos somente o que precisava receber destaque. Linhas simples e nada de excessos configuram as escolhas feitas durante o processo de criação. 

A primeira grande decisão que fizemos foi definir a posição e o tamanho dos novos banheiros e para onde cada um iria abrir. Determinamos uma nova posição para a área de serviço e para a cozinha e criamos um grande ambiente integrado entre sala, oficina e cozinha e ainda deixamos os cobogós, antes vistos somente pela área de serviço, totalmente aparentes e em destaque nesse grande ambiente social.

Foto arquivo do escritório

O espaço dentro dessa grande área social marcado pela presença do cobogó foi pensado para ser o local de limpeza das bicicletas. O piso de toda essa área foi trocado por uma granitina clara e se conecta com a nova área de serviço.

A materialidade em todos os cômodos segue a mesma paleta de cores e texturas: branco, preto e cinza dão a estética simples, os materiais naturais como a madeira, o concreto e a granitina trazem o charme e aconchego ao estilo modernista.

IMG_6410.jpg

Quando se pensa em um projeto com apenas o essencial, os ambientes ficam com um aspecto de leveza, são mais fáceis de se fazer manutenção e mais práticos na hora de arrumar. Esse é um projeto em que pudemos "ousar" na simplicidade e o resultado é o impacto causado por ela.

O banheiro social ganhou um ar cenográfico, deixamos o cobogó totalmente aparente, até mesmo no box. Caso um dia se sinta a necessidade de maior privacidade, é possível descer as persianas em tecido próprio para área externa. Seguindo a linha estética do projeto, a cuba ganhou destaque por ser um cilindro feito de concreto.

O banheiro da suíte ganhou uma bancada e um box generosos e o acesso, assim como no banheiro social, é feito por uma porta de correr embutida na parede.

O quarto principal, a nova suíte, nos remete à um ambiente tranquilo e relaxante. Desenhamos armários novos, a cabeceira em tecido cinza e a base da cama em serralheria e madeira. Tudo fazendo com que esse cômodo seja confortável e elegante na sua simplicidade.

O mesmo pode se dizer do escritório reversível em quarto de hóspedes. Além de prateleiras metálicas brancas embutidas na parede que quase desaparecem, desenhamos uma mesa apelidada carinhosamente de Mesa Delegado. A ideia foi fazer um móvel contemporâneo, que atendesse às demandas de armazenamento e apoio do cliente, com estilo retrô, usamos como referência móveis das décadas de 50 e 60. A estrutura da mesa foi feita em aço sem acabamento porque queríamos que as imperfeições das soldas fizessem parte da estética. De forma leve essa estrutura apoia o volume do gaveteiro e o tampo e toda a parte de marcenaria foi feita com acabamento em lâmina natural de Pau-ferro, uma madeira escura e muito bonita.

VOLTAR PARA PROJETOS

bottom of page